Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.( Hebreus 12:15)
Estes dias fiquei pensando nisso e resolvi verificar sobre este vasto assunto: Primeiro pensei o que realmente significa "Raiz de Amargura". Vamos entender primeiro o significado de "amargura". Esta palavra deriva de uma planta chamada "absinto" que é: 1) Planta amarga; planta composta de cujas inflorescências secas se extrai um licor extremamente tóxico. 2) Bebida alcoólica esverdeada preparada de losna, anis e outras plantas aromáticas. Por esta razão o gosto é amargo, ou amargura. Mas e a raiz, bem vamos entender esta questão. Antes de esta planta se tornar raiz ela precisa ser uma semente, e esta semente começando a brotar se torna uma raiz que vai crescendo e se torna uma árvore. E os frutos desta árvore é a amargura. Quando lemos o versículo entendemos que o autor deixa bem claro para que ninguém se prive da graça de Deus...entendemos que privar é: tirar a si próprio o gozo de alguma coisa, abster-se, perder. Mas pensando mais sobre este texto bíblico vemos pelo menos três coisas. Vamos dar uma olhada. Primeiro esta semente já esta brotando, ou seja esta crescendo dentro da pessoa. E isto começa a trazer para a vida desta pessoas vários problemas interiores. Estes sentimentos começam a tomar conta da vida dela e por alguma razão ela nutre este sentimento que vai crescer.Talvez em algum ponto que tenha sido ofendido em sua vida, ela sente a tristeza e a tristeza começa então a dar lugar a angustia (jó 10:1) e depois este sentimento de angustia se torna ressentimento (Rm:3:14) e assim ela já esta sofrendo e não percebe a gravidade dos fatos. Segundo lugar: Esta raiz começa a brotar e agora começa a tomar espaço e avança suas raízes em todo o lugar. O que era só uma tristeza por alguma mágoa, vira ressentimento que começa a crescer e torna-se uma árvore e esta árvore agora começa a dar o seu fruto; frutos de amargura.. e assim contaminam outros. Ela primeiramente perturba a própria pessoa, que só fala disso o tempo inteiro, parece um disco riscado, só fala o mesmo assunto e sempre com o objetivo de ofender outros, porque nela tem amargura e assim contaminam outros. E terceiro e por ultimo, quando uma pessoa se encontra neste estado de amargura ela não enxerga a solução e sim sempre problemas, nunca vê resultado, mas sempre é negativa, primeiro consigo mesmo e depois para com os outros. Na verdade esta pessoa precisa de cura, está enferma na alma, doente de alma, magoada, com sentimento que a destrói a ainda contamina outros. Por esta recomendação que a texto nos diz para não privar, cair nas teias destas raízes de amargas porque destrói a si mesmo e a outros. Mas vemos que Jesus é a solução para isso, a Biblia diz que Pedro depois de ter negado Jesus chorou amargamente, isso significa que ele não guardou rancor e nem mágoas, ou tristeza em seu coração. Por esta razão não vemos em nenhum lugar ele comentando o fato de ter negado a Jesus. sabe porque? Porque seu coração estava limpo, sem nenhuma raiz de amargura.
Então quando surgir uma pequena semente em seu coração,que por alguma razão alguém te falou algo ou te fez algo, não deixe que esta semente cresça e se torne uma raiz, vai até a pessoa que te ofendeu, ou que te fez algo e depois perdoe-o e assim depois poderá ir até o altar para adorar a Deus com seu coração limpo. Primeiro passo. Reconheça o seu erro, segundo tome uma atitude, terceiro se concerte e então receba cura da raiz de amargura.
Deus abençoe a todos.
Deixe Seu Comentário ou Sua Crítica
AS RAÍZES DE AMARGURAS
Por: Pr.Agenivaldo Almeida Silva
Por: Pr.Agenivaldo Almeida Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário